Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro iniciante, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!

sábado, 2 de agosto de 2008

Meu Nike+ SportBand

Corredores correm, muito. Pegam uma camiseta, shorts, tênis e pronto. Mas ultimamente a tecnologia tem ajudado.
Você corria na época que relógio era apenas relógio, marcava apenas horas?! Eu não corria nessa época não...rs
Primeiro apareceram os cronômetros, uma evolução dos relógios.
Depois disso tivemos muitas novidades. Já viram aquele relógio da Timex que controla o iPod?! Agora temos relógios com GPS para medir as distâncias percorridas.
O Nike+ Sportband é exatamente isso. Um relógio que mede as distâncias percorridas mas através de um sensor que fica no tênis. O mesmo sensor utilizado no Nike+iPod que une música com corrida. O Nike+ Sportband é para as pessoas que correm sem música e o Nike+iPod para os que correm com música.

Aqueles que utilizam MP3 players(ou o Nike+iPod) acreditam que não podem correr sem musicas para mover os pés. Mas os corredores mais puristas alegam que usar fones de ouvido acabam inibindo seu equilíbrio e muitas maratonas têm até proibido o uso de MP3 players. E é por isso que, depois de ter satisfeito os amantes de música com o kit Nike+ iPod, a Nike lançou agora o Sportband.

O Sportband é basicamente o sistema Nike+ iPod sem música. Por aproximadamente US$60 (não tenho o valor no mercado brasileiro ainda) você recebe um relógio que é menor mas similar em estilo ao Amp+ (Um relógio com comando para o iPod através do Nike+, à diretia), e um sensor que você coloca em seu tênis Nike + (ou qualquer outro tênis se você estiver usando um porta-chip como o SwitchEasy Runaway. No Brasil você pode encontrar/usar o Porta Chip Sensor Nathan).

Configuração
É mais fácil de configurar do que Nike+ iPod. Antes de você usá-lo, precisa fazer o download do Sportband widget em seu computador. Com isso você não vai precisar do iTunes para fazer o upload dos dados das suas corridas e também permite calibrar a Sportband.


A calibração é recomendada. Achei o Sportband bem preciso nas corridas curtas mas para longas distâncias ele se mostrou um pouco impreciso pois não conseguimos manter a mesma passada (largura dos passos).

Design
O Sportband em sí é bonito, discreto e leve. A parte inteligente é a de que o 'Link' (a face do relógio) é destacável, e pode-se conectar diretamente na porta USB do seu computador. Você tem 14 horas de uso após 2 horas de carga na bateria e a memória pode armazenar até 28 horas de dados de corrida (a memória é liberada/apagada toda vez que você conectá-lo ao seu computador).


Pelo que andei pesquisando, a Nike também aprendeu algumas lições de design com o Amp+. Você não precisa cortar a cinta para acertar seu tamanho pois ela é ajustável e o Sportband pode ficar permanentemente mostrando as horas em vez destas desaparecerem após pressionar um botão.

Mas ainda assim você não vai querer usá-lo como seu principal relógio. O principal problema é a tela. É boa para a luz do dia mas sem iluminação traseira o que torna difícil de ler se você estiver usando na escuridão da noite. E o design curvo do "Link" não se encaixa na porta USB muito bem se você estiver usando um laptop sobre uma mesa.

Usabilidade
Existem apenas dois botões - o botão na parte inferior da tela para mudar entre os dados armazenados e a hora do dia e o botão principal no Link para ativá-lo. Se segurar o botão principal durante três segundos, a conexão com o sensor que está no tênis será estabelecida. Para iniciar os cronometro e armazenar os dados, basta pressionar o botão principal novamente e se pressioná-lo novamente está parando o cronometro e de armazenar os dados. O botão inferior permite ver estatísticas no visor enquanto você estiver correndo. Quando você terminar, é possível percorrer a hora do dia, os dados da sua última corrida, total semanal (milhas ou quilometros) e o seu total acumulado.


Fazer o upload das suas estatísticaso poderia ser mais fácil. Link na porta USB do seu computador e o widget abre-se automaticamente. Caso tenha uma conexão à Internet, o widget irá se conectar com o nikeplus.com. De lá você pode interagir com as novas funções e desafios presentes no site.

Geral
Acho interessante o fato do Sportband poder ser utilizado com até oito sensores, que é muito bom se você deseja compartilhá-lo entre as pessoas ou utilizar diferentes treinadores, e ele não poderia ser mais fácil de operar. Outro ponto interessante é que eu podemos utilizar o mesmo sensor para conectar ao Sportband e ao iPod. O detalhe vai ser apertar os botões do iPod e do Sportband ao mesmo tempo para que os dados sejam idênticos...rs. Mas o pequeno display/visor, falta de backlight e problemas ocasionais de precisão são alguns problemas que vejo nele.

Prós
Muito fácil de configurar e usar. Pode ser usado com até oito sensores.

Contras
Precisa ser calibrado para melhor exatidão. A falta de backlight no visor faz com que seja difícil de ler no escuro. Bateria não removível.

Nenhum comentário: