Meus posts...

Pessoal, eis meus posts.
Como todo blogueiro iniciante, peço que me desculpem caso escreva algo que não lhe agradem assim como me ajudem caso falte comentar sobre alguma coisa.
De resto: divirtam-se correndo pelo mundo!!!

domingo, 27 de abril de 2008

ING New York Marathon: primeira dica!

Pessoal,

Eis um video interessante para quem não conhece a Maratona de New York: o trajeto da maratona!

Pra quem vai correr a maratona, não deve ser tão interessante pois já devem estar decorando o trajeto certo pessoal?!

A largada acontece em 3 grupos, separados, que se encontram (correm em paralelo por algumas ruas) e correm juntos a partir da milha 8 (aproximadamente km 13).

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Boston Marathon - 20 de Abril de 2008

Lembrei de escrever agora sobre a Maratona de Boston...porque fui ler a revista "Runner's World" de Maio onde há uma matéria sobre o Lance Armstrong e sua preparação para este ano.

O objetivo dele era correr Boston em 2h40mins. Algo, digamos, realizável pra quem correu em 2006 a Maratona de New York (sua primeira maratona após deixar as corridas de bicicletas em 2005) em 2h59mins e 2h46mins em 2007.
Ainda mais pra quem teve e conseguiu curar de um câncer no testículo para depois vencer sete vezes (1999 a 2005) a Volta da França (Tour de France).
Desta vez ele não conseguiu melhorar o tempo de NY e terminou em 2h50mins não atingindo a meta. [ Uma curiosidade, acessando a internet descobrí que espectador da maratona de Boston colocou no eBay (site de venda como o mercadolivre) um sachê de gel que o Lance utilizou na maratona!!! Cada um...... ]

Agora sua próxima meta é 2h30mins em New York. Será que ele consegue?!

Bom, apesar de todo seu histórico esportivo/físico Lance tem uma empresa muito forte (Nike) ajudando-o. Sem falar que um de seus treinadores é o Alberto Salazar (venceu a Maratona de NY em 80, 81 e 82. E Boston em 82 ) e o outro Chris Carmichael (que o ajudou a ganhar as Tour de France).

mais pra frente falo um pouco mais sobre a maratona de New York...as dicas que tenho depois de correr duas vezes e o que ando encontrando na internet e nas revistas...

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Corrida 25k da Corpore

ooops, errei deveria ter esperado um pouco mais..
ok, na verdade a maratona de SP não era a primeira da lista mas sim a primeira a aparecer no blog. Logo depois recebí outro email...

Já temos a data da Corrida 25k da Corpore. Esta edição vai ser interessante, podem participar individualmente ou em duplas.
Para alguns que fizeram no ano passado a primeira edição, ter corrido em dupla teria sido uma boa idéia naquela vez. Dia de sol quente, correndo pela Avenida Politécnica (muitos não gostam) e ainda por cima duas vezes no circuito de 12.5km
Neste ano não deve ser muito diferente pois em duplas, normalmente o circuito é dividido em duas voltas. Não temos corridas de duplas ou revezamento como as famosas Ekiden Japonesas onde os corredores são divididos em diferentes pontos do circuito. E no Ekiden "popular" ( clique no link para saber o significado via wikipedia ) a idéia era correr de uma estação de trem a outra como diz o significado do nome. Mas a idéia original era outra....veja no wikipedia..
Mas voltando à nossa 25k Corpore. Espero que este ano não faça tanto calor como no ano passado. Pelas contas, quem faz 10k em 1h pode terminar os 25k em?! 3hs?!
Talvez ou algo em torno disso mas eu apostaria em 2hs30mins. Esta seria um objetivo real eu diria.
Lembrei-me dos 3 objetivos que temos que ter numa corrida: otimista, real e pessimista. Sempre é bom ir para uma corrida com estes objetivos assim você nunca desanima se quebrar por algum problema qualquer (pessimista). Se terminar no seu objetivo real, você está bem.
E se terminar no seu objetivo otimista, parabéns!!

A primeira da minha lista: Maratona de São Paulo

Em 01 de Junho teremos a Maratona Internacional de São Paulo. Inscrições abertas.

Para alguns um desafio, para outros uma meta.
A maratona de SP é realmente um desafio, posso dizer que foi minha primeira tentativa de terminar uma maratona. Mas fui "com muita sede ao pote" diria. Quebrei antes do km 30. Isto um ano antes de ir para NY e terminar os 42km em 4h27mins.
A temperatura no dia da maratona não tem ajudado muito e o horário de saída é um pouco tarde fazendo que os corredores peguem o horário em que o dia está mais quente.
O percurso mudou com a largada perto da nova ponte Estaiada ( na Av. Jorn. Roberto Marinho, perto da Globo ), passando pelo Jockey, proximidades da Praça Panamericana, USP, Jockey novamente, túnel pelo Rio Pinheiros, JK para chegar no parque do Ibirapuera em frente ao Obelisco onde é a chegada.
A mudança pode ser positiva pois muitas vezes passar mais do que uma vez em um trecho da corrida pode desanimar o corredor. Outro fator é a novidade do trajeto, muito corredores devem ser animar e participar.
Um fator negativo é com a largada e chegada em pontos diferentes, será preciso se locomover entre eles. Se for utilizar o transporte da organização, faça bom proveito porque a distância entre largada e chegada não é pequena.

Já pensei em correr novamente a maratona de SP mas por enquanto mantenho o pensamento de não corrê-la. Um amigo meu diz que SP é para correr apenas uma vez. Acho que merece uma segunda tentativa, apenas não sei quando será. Talvez este ano eu esteja mais interessado já que não tenho nenhuma outra maratona em mente.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Longão = Maratona ?!?!

Para alguns uma maratona é um longão. 42km é muito chão (ou não?!). Se for rápido como um Marílson vai terminar uma maratona, ou os longos 42km, em 2hs e alguns minutos.
Já imaginou correndo 42km?! E 2hs?! O que é pior ou mais massacrante?!
Agora ponha-se no seu lugar, em quanto tempo espera terminar a maratona?! 3hs?! 4hs?! 5hs?!
Fiz duas vezes a Maratona de New York. Em 2006 fiz em 4h27m40s. Em 2007 terminei em 4h06m13s. Mais adiante coloco as dicas e "roubadas" destas duas viagens.
Mas voltando ao assunto Maratona.....
Vamos discutir alguns pontos:
1- um corredor que corre 10km em 1h pode terminar 42km em pouco mais de 4hs mas menos de 5hs
2- um corredor que corre regularmente longos de 30km pode aguentar uma maratona
3- um corredor magro aguenta terminar a maratona mas um corredor "mais cheinho" não
4- é preferível ir devagar mas terminar inteiro a maratona do que ir rápido e terminar "acabado"
5- maratona é coisa pra Marilson, Franck e Vanderlei. Eu prefiro as corridas mais curtas
6- ou terminar em menos de 4hs é coisa pra Marilson, Franck e Vanderlei. Eu termino em 5hs ou mais

Bom, vamos lá...
1. essa conta pode estar parcialmente errada, numa maratona seu rendimento não é linear. Logo multiplicar o seu tempo em 10km por 4 assim como fez com a distância não reflete a realidade. O que eu costumo fazer é aproximar os tempos mas sempre usando uma referência. Por exemplo, faço 10km em 50mins logo meu tempo para 20km deve ser algo entre 1h55m e 1h58m. Para as meias meu tempo médio é de 2hs (geralmente no primeiro semestre fico perto das 2h05m e no segundo semestre diminuo para 1h50m), logo uma maratona em 4h10m é algo razoável. Estou admitindo que a minha segunda metade nas corridas é mais lenta. Alguns conseguem melhorar mas não é o meu caso.

2. sim pode ser mas o modo de como faz esses 30km regularmente vai ditar o ritmo na maratona e o tempo final

3. nem tanto. Apesar do magro ser mais rápido ele é também mais leve o que faz que a quantidade de energia gasta para levar essa massa seja menor. Portanto nem sempre a reserva de energia ou quantidade de músculos vai ajudar. Vejam os maratonistas como Vanderlei e Marilson são magros.

4. bom, terminar rápido a maratona é o ideal. Imagine um corredor que termine a maratona em 6hs, por mais devagar que seja são 6hs de corrida. Agora imagine o vencedor que termina em aproximadamente 2h10mins os mesmos 42km que outros levam 6hs. Quem sofre menos?! Sofre menos quem correr em menor tempo pois castiga menos o corpo. Isso não significa que temos que correr a maratona em menos de 3hs mas muitos treinadores dizem que terminar perto das 4hs é um tempo muito bom. Sabiam que a maioria do pessoal que corre na maratona termina perto das 4h45min?!

5 e 6. com um bom treino, preparo físico e principalmente mental/psicológico é possivel sim correr uma maratona. Não precisa ser Marilson, Franck ou Vanderlei. Cada um corre no ritmo que achar melhor para seu corpo. O mais importante é treinar a mente para aguentar 42km. Outro dia ouví de um treinador que a diferença entre os atletas de elite e os demais corredores é que o pessoal da elite consegue aguentar mais as dores do que os demais. Isso é verdade, eles não são diferentes de nós. Ele são humanos como nós.

Num desses treinos que uma grande marca de tênis faz em SP, ouví uma dica muito boa de um treinador: pra correr tem que ter base!
Logo pra correr 10k você tem que ter base nos 5k. Se vai correr uma meia tem que base nos 10k e assim sucessivamente. Isso implica em dizer que pra correr uma maratona tem que ter corrida uma meia e ter feito pelo menos um longo!
Aliás longo foi um treino muito comentado por este treinador. É importante o corredor fazer um longo antes da prova (maratona) e se possível "quebrar" nesse longo/treino porque aí o corredor vai saber o seu limite, vai saber o que é correr 30, 40kms. E essa "quebra" ajuda na auto-confiança também.
Lembro que no ano passado, durante o treinamento para a minha segunda NY fui fazer um longo e quebrei perto dos 30k. Meu treinador queria que eu terminasse 30k em 3hs mas não conseguí. No ano anterior havia feito dois longos de 20k e não havia sentido nada, terminei "na boa".
Nem por isso fui mal em NY. Muito pelo contrário, melhorei 21mins o meu tempo!!!
Se este fosse novamente treinaria para quebrar em mais de 3hs. Com certeza meu tempo melhoria um pouco mais. Pouco porque chega uma hora em que por mais que treinamos a melhora no tempo é pequena. Sinal que estamos chegando no nosso limite.
Como agora, limite pra mim..tenho que ir dormir...amanhã pretendo treinar. Boa noite!

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Frequencímetros (relógios)

Já falamos de tênis e vestuário (camisetas, shorts e meias), vamos falar um pouco de frequencímetros (ou relógios de corrida).
Existem muitos tipos e modelos, marcas e cores. E agora ainda a Nike lança o SportBand para quem não quer usar iPod para conectar no seu tênis Nike+ (vide post anterior sobre lançamentos).
Bom, temos relógios de corrida com e sem cinta para monitorar os batimentos do coração. e ainda os que apenas são monitores cardíacos apesar de serem poucos hoje em dia.
Relógios simples todas as marcas possuem. Mas os mais sofisticados podemos listar a Garmin, Polar, Timex, Nike e Suunto.
A Garmin possui modelos com ou sem GPS, integrados à caixa do relógio o que diminui o conjunto para apenas relógio e cinta.
O Polar não possui GPS mas sim um sensor que deve ser colocado no tênis e medir as distâncias pela quantidade de passos.
Timex possui GPS mas não integrado à caixa do relógio e sim como uma terceira peça do conjunto.
A Nike não possui nem GPS ou contador de passos mas se considerarmos o conjunto Nike+iPod, teremos um contador de passos da Nike. Isso sem falar no novo SportBand.
Suunto possui um módulo GPS separado do relógio e também um contador de passos.

O mais importante em um relógio ou monitor cardíaco é a possibilidade dele marcar o seu tempo de corrida e mostrar a sua frequencia cardíaca e assim estar atento a qualquer mudança nos batimentos do seu coração. E não se esqueça de consultar um médico antes para saber das suas condições para atividades físicas.

Bem vou falar dos frequencímetros que eu já utilizei.
Tive um dos primeiros modelos da Nike com cinta para monitorar a frequencia dos batimentos do coração e infelizmente não fiquei contente com o produto. Além dos problemas de monitoração (uma vez caminhando sozinho conseguí bater 220bpm!!!) tive muitas ocorrência de queima da cinta. Deixei de lado....
Mudei para um Timex Bodylink com GPS. Muito bom como monitor cardíaco e razoável como GPS pois conectar com os satélite era m uito difícil. Manter conectado um pouco mais. Depois comprei o módulo para capturar e transmitir os dados para o micro. E no final, corria com o relógio, cinta, GPS e módulo de armazenamento. Pesava. Mas foi bom enquanto usei.
Finalmente em 2006, durante a feira da maratona de NY comprei um Garmin ForeRunner 305 que consiste em apenas relógio e cinta mas que possui GPS (mais sensível e que se conecta rapidamente ao satélite) no relógio (que armazena os dados e transmite para o micro através de um cabo USB por onde a bateria é recarregada) e cinta para monitorar o coração.
Nem preciso dizer que estou muito satisfeito com o Garmin 305. Mesmo parecendo grande, ele é leve e a quantidade de informações que ele pode mostrar durante uma corrida faz dele um relógio ideal para os corredores que querem mais informações além do tempo total ou parcial de uma corrida.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Novidade: Garmin ForeRunner 405 / Nike+ SportBand


Garmin ForeRunner 405 é o novo produto da Garmin. Assim como o modelo 305 possui GPS na própria caixa. Para aqueles que acham o 305 muito grande, esta é uma boa opção. Maiores informações podem ser conseguidas em https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=11039 e http://www.gpsnow.com/garmin_forerunner_405.htm

Nike+ SportBand é um produto interessante. Com ele os corredores podem ver a distância, ritmo, tempo e calorias perdidas enquanto correm além de acesso a vatagens do site nikeplus.com. Desenvolvido para corredores que preferem não (ou não podem) ouvir músicas enquanto correm, o Nike+ SportBand disponibiliza todos os benefícios da tecnologia Nike+. Ele é compatível com os produtos Nike+ mas não necessita de iPod para armazenar ou transmitir dados para o site nikeplus.com
Com lançamento nos USA para 10 de Abril e em breve no revendedores Nike no Brasil.
(imagem - fonte: http://nikeplus.nike.com/nikeplus/http://nikeplus.nike.com/nikeplus/ e site da garmin)

IX Meia Maratona Corpore Açúcar União da Cidade de São Paulo: como foi

Como prometido (um pouco atrasado mas eventos sociais me impediram de escrever ontem), eis um resumo da minha corrida de ontem...
Ainda fiz a avaliação física com o pessoal da Açucar União e recebí uma grata surpresa ao pegar o resultado: tenho mais massa magra do que o sugerido! Apesar de me achar "gordo" (sinto que tenho um pneu) parece que tenho que trocar massa magra por gorda.
Vamos ver no mês que vem quando farei meu check-up anual.
Fiz ainda um test-drive com um tênis da NB e ganhei um par de meias. Mais o fato de correr com um tênis NB (900), ganhei um squeeze de alumínio.
Isto fez um pouco de diferença. Foi a primeira corrida de mais de 10k que corro com esse NB e acho que poderia ter ido melhor com o GT2110 que costumo usar para corridas longas.
Mas pesa no meu histórico que todo primeiro semestre tenho um desempenho pior do que no segundo, fiz o mesmo tempo do ano passado nesta corrida (minhas melhores marcas de meia-maratonas foram em SBC ano passado com 1h56mins e na Flanax de 2006 com 1h48mins).

No geral posso dizer que a organização da Corpore foi excelente como sempre não faltando postos de água durante o trajeto e o posto de Gatorade muito bem planejado para o meio do trajeto.
A idéia de inverter o trajeto foi muito boa (dá um ar de Comrades não?!).

sábado, 12 de abril de 2008

IX Meia Maratona Corpore Açúcar União da Cidade de São Paulo

Vamos falar um pouco sobre a corrida de amanhã, a meia maratona da Corpore.

Este ano a Corpore trocou a Nike pela NB e já teremos novidades. Quem correr com um tênis da NB poderá ganhar um squeeze de alumínio da NB!
Será que teremos um NB-10K também?!
Isto pode ser assunto para outro post mas acho que a Nike organizará suas próprias corridas (Nike-10k e "Nike Run Americas" e quem sabe outras) sem ter que patrocinar mais o circuito Corpore.

Mas voltando para a meia da Corpore, este ano o trajeto foi invertido o que me deixou bem animado. De repente usar a receita da Comrades seria interessante, invertendo as direções a cada ano, assim a reta do Jockey pode não ser o ponto que "quebra" de muita gente.
Outro grande patrocinador deste ano é o Açucar União que inclusive fez o sorteio de algumas vagas para uma avaliação física na arena montada. eu fui um dos sorteados e depois escrevo sobre esta avaliação.

A previsão do tempo é para parcialmente nublado com temperatura entre 20 a 31 graus. Se ficar nublado vai ser bom, se fizer um friozinho vai ser melhor ainda. Vamos ver. Mais notícias amanhã neste mesmo bat-canal!

terça-feira, 8 de abril de 2008

Camisetas e Shorts (e meias)

Não parece mas usar uma camiseta e um shorts para corrida faz toda diferença.
Imagine você correndo com uma camiseta de algodão e uma bermuda de surf.
Agora imagine você com uma camiseta tipo DriFit ( DriFit é marca da Nike mas todas as demais marcas possuem um tecido equivalente como o Ice-Touch da Mizuno ou o Biomorphic da Asics e Formotion da Adidas, por exemplo ) e um shorts curto de corrida.
A camiseta de tecido tipo DriFit vai ajudar a liberar o suor do seu corpo sem aumentar o peso. O shorts vai dar liberdade para suas passadas.
Geralmente elas não possuem costuras que ficam incomodando o corpo durante uma corrida.
Alguns preferem as camisetas grandes mas outros as menores, como baby-look.
Assim como a camiseta e shorts, as meias próprias para correr são melhores. Um exemplo disso são as meias DriFit da Nike ou as linhas Kayano e Kinsei da Asics. Existem ainda as meias curtas e invisiveis.
Mas a grande vantagem das meias próprias para correr é o fato de proteger os pés da formação de bolhas, grande vilão das corridas de longas distâncias ou de dias quentes.

  • Isso quer dizer que é obrigatório usar uma camiseta tipo DriFit para correr?!
    Não, não é obrigatório mas ajuda a ser mais um pouco mais rápido, se sentir confortável e principalmente fazer parte da "tribo" dos corredores.

  • E as camisetas que ganhamos nas corridas, elas são boas para correr?!
    Novamente, assim como na escolha dos tênis de corrida, vai muito pelo gosto de cada. Se a camiseta da corrida de comemoração dos 10 anos (do bairro onde minha tia mora) for uma camiseta que me sinto confortável, com certeza irei usá-la. Da mesma forma que muita gente não usa a camiseta da Nike RunAmericas porque não quer parecer presidiário por causa do número impresso no peito (essa eu ví em um fórum do Orkut se não me engano).

  • Camiseta de manga longa, de manga curta ou regata?!
    Aquí outra grande dúvida. Se estiver frio a manga longa é recomendável mas alguns corredores não conseguem correr com camiseta de manga longa porque atrapalha. Preferem de manga curta ou mesmo regata. Outros, os mais rápidos geralmente, preferem as regatas por que sentem-se mais leves e dão mais liberdade para os braços. Mas falando a verdade, a regata é a mais indicada mesmo. Além de manter seu corpo resfriado e permitir a evaporação do suor (sem falar que é mais leve e isso significa menos peso para carregar), é a escolhida pelas pessoas que costumam reclamar das assaduras embaixo dos braços.

  • Cores claras ou escuras?!
    Cores claras esquentam menos. Como nosso país é tropical e geralmente faz calor quando corremos, melhor escolher as camisetas de cores claras.

Tênis

Vamos começar pelo básico: tênis para corrida!

Poderíamos falar de relógio/frequencímetro, camiseta, shorts, meias e até mesmo de boné ou protetor solar mas vamos começar pelo tênis para corrida.
Existe tênis apropriado para correr?!
Sim, existe. E é aquele que mais lhe agrada pela beleza mas antes disto é aquele que mais lhe agrada pelo conforto. É o tênis que não vai machucar seu pé depois de alguns kilômetros de corrida. É o tênis adequado para o tipo da sua pisada (neutra, sub-pronada, pronada leve/moderada e pronada severa), pé (normal, plano e cavo) e principalmente para o seu bolso.
Nem sempre o tênis mais caro ou barato é o melhor para o seu pé. Faça o teste da pisada. Algumas lojas especializadas fazem o teste para você saber qual oseu tipo de pisada.

Em média os tênis bons são caros no Brasil mas no exterior eles não são tão mais baratos. Vamos usar como exemplo o Asics GT2130 que custa aproximadamente US$100 nos Estados Unidos. No Brasil esse mesmo tênis tem o preço médio de R$350. Ou seja praticamente o dobro (pela taxa do dollar de hoje, 1US$ = 1,65R$ aproximadamente)! Mas se pensarmos que há o frete e impostos junto com o lucro da loja, pode perfeitamente ser um preço correto. Não estou dizendo preço justo.

Portanto para comprar seu tênis faça o teste da pisada antes e fique de olho nas liquidações e promoções das lojas esportivas e especializadas.
Se for viajar, aproveite para comprar alguns pares pois no final vai valer a pena ($$).

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Nova semana, nova corrida...


IX Meia Maratona Corpore Açúcar União da Cidade de São Paulo
Local: USP
Data:
13 de Abril
Distâncias: 6 e 21Km

Corrida das Estações Adidas - Outono



Ontem foi a primeira etapa da Corrida das Estações Adidas - 2008.

A temperatura estava muito boa para os corredores. A corrida foi muito boa apesar das obras no Estádio do Pacaembú forçando a organização a mudar os locais de entrega das medalhas, guarda-volume e barraca das assessorias esportivas para a Praça Charles Miller, local geralmente utilizado para os corredores estacionarem os seus veicúlos.

O circuito Pacaembú-Minhocão/Elevado-Pacaembú recebeu quase 4000 corredores e teve como primeiros colocados:

Masculino

1º José Rodrigues dos Santos – 31min05s

2º Adriano Bastos – 31min23s

3º Rafael Santos de Novaes – 31min25s

3º Fabio Nascimento – 31min32s

4º Francisco Clemilson da Silva Ângelo – 31min43s

Feminino

1ª Simone Alves da Silva – 35min35s

2ª Beatriz Nascimento – 36min11s

3ª Elizabeth Esteves – 37min06s

4ª Leticia Takeda Lodi – 38min22s

5ª Rosangela Figueredo Silva – 38min39s


e eu terminei em 1004º com o tempo de 52min13s.

[ maiores detalhes em http://revistao2.uol.com.br/ ]

Esta corrida é interessante, muito bem organizada e sugiro como opção. Uma corrida para entrar no calendário do corredor paulistano.
Boa organização, boa infraestrutura, bom kit contando com uma camiseta Adidas, barraca de frutas e brinde (desta vez foi uma toalha de rosto) junto da medalha no final da corrida, boa localização entre outros.
Vale a pena!

Meu primeiro post....

Escrever um blog não é fácil mas tentarei escrever sempre que possível.

Decidi começar este blog para colocar algumas informações que eu acho importantes e que podem ajudar os corredores (malucos ou não).....

Neste primeiro post, que tal falar um pouco sobre um assunto diferente?! Corridas!!!
Correr parece ser fácil. Correr para alguns é apenas dar passadas mais rápidas. Para outros apenas colocar em prática o que fazíamos quando éramos criança e brincávamos de pega-pega, esconde-esconde, polícia-e-ladrão entre tantas outras brincadeiras que nos faziam...correr.
Mas não é assim tão fácil. Correr (participar de corridas de rua) requer treinamento para que aquela corrida de 10km não se torne o grande culpado do problema no joelho que sentiremos na semana seguinte à corrida.

Por isso, procure sempre um treinador (assessoria esportiva, treinador, personal trainer, qualquer pessoa que possa lhe orientar sobre os tipos de treinamentos adequados para seu corpo) antes de começar a ¨judiar¨ do seu corpo.

Nos próximos posts falarei um pouco do que acho importante para um corredor de rua.